HORTELÃ PIMENTA (Mentha piperita)

Método de Extração: destilação por arraste a vapor

Parte Utilizada: folhas

Propriedades: antitussígeno e antiespasmódico das vias aéreas, , antisséptico, antiviral,, expectorante; possui ação vasodilatadora e estimulante da circulação; ação digestiva e anti- flatulência; analgésico; controla a oleosidade da pele e cabelos. Tem ação estimulante e anti- fadiga.

No campo emocional: Estimulante, auxilia na estafa mental e na concentração. Atua na transformação positiva de emoções fortes, traumas, choques, pânico, histeria. Atua muito bem em combinação com o Óleo Essencial de Lavanda.

Indicações: tosse, gripe, asma, bronquite, sinusite. Muito usado em produtos refrescantes, alivia as queimaduras de sol.  Útil no tratamento da celulite. Indicado para má digestão, flatulência, náuseas; alivia dores musculares, nevrálgicas e reumáticas. Considerado o melhor óleo para ser inalado em casos de dor de cabeça. Indicado para peles mistas e oleosas.

Contra indicações: evitar o contato com os olhos; pode causar irritação. Evitar usar antes de dormir. Contra indicado para grávidas e lactantes.

R$43,70
Disponibilidade: Em estoque
SKU
HORTELÃ PIMENTA (Mentha piperita)

CUIDADOS DURANTE O USO

* Uso Externo. O leigo não deve por conta própria ingerir um óleo essencial. Não use o óleo essencial puro (sem diluir) sobre a pele.

*Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, faça o teste de sensibilidade: aplique 1 gota do produto  (já diluído) sobre a pele, na região interna do antebraço e observe por alguns minutos. Se a região ficar avermelhada, irritada ou com prurido, é sinal de sensibilidade ao produto e o seu uso não é indicado neste caso.

* Não use na região dos olhos

* Use sempre nas dosagens indicadas.

* Em caso de irritação suspenda imediatamente o uso e procure orientação médica

  • A MBoah não se responsabiliza pelo uso impróprio do produto

COMO  USAR

Os óleos essenciais devem ser sempre diluídos em algum veículo carreador, porém não se deve usar como carreador o óleo mineral ou outro produto que o contenha, pois o óleo mineral e seus derivados prejudicam a absorção dos óleos essenciais. A concentração sugerida varia de acordo com o modo como será usado.

PARA APLICAR NA PELE: diluir na proporção de 1% a 5%, dependendo do tipo de óleo, das características da pele e do objetivo pretendido. Sempre misturar bem, para que o óleo essencial fique distribuído de forma homogênea no veículo.  Pode-se usar óleo vegetal, creme, gel ou sérum como veículo carreador do óleo essencial. Devem ser veículos neutros, sem a adição de outros ativos, pois estes poderão interferir na ação do óleo essencial.                                                 

Vamos explicar adiante como fazer esta diluição.

ATENÇÃO:                                                                                                                                            

*Antes de utilizar um óleo essencial sobre a pele, faça o teste de sensibilidade: aplique 1 gota do produto  (já diluído) sobre a pele, na região interna do antebraço e observe por alguns minutos. Se a região ficar avermelhada, irritada ou com prurido, é sinal de sensibilidade ao produto e o seu uso não é indicado neste caso. Utilize óleo vegetal,  creme, gel ou  sérum como veículo carreador do óleo essencial.

* DILUIÇÃO A 1% - usada para óleos de aroma muito forte, para o uso facial e para peles sensíveis, como a pele de bebês e peles alérgicas.

Para 1 colher de sopa do veículo líquido (óleo vegetal), usar 2 gotas do óleo essencial

Para 50 ml ou 50 g do veículo, usar 10 gotas do óleo essencial

Para 100 ml ou 100 g do veículo, usar 20 gotas do óleo essencial

Para quantidades maiores, calcular de forma proporcional.

* DILUIÇÃO A 2% - usada para óleos de aroma forte, para o uso facial e para peles sensíveis, como a pele de bebês e peles alérgicas.

Para 1 colher de sopa do veículo líquido (óleo vegetal), usar 4 gotas do óleo essencial

Para 50 ml ou 50 g do veículo, usar 20 gotas do óleo essencial

Para 100 ml ou 100 g do veículo, usar 40 gotas do óleo essencial

Para quantidades maiores, calcular de forma proporcional.

* DILUIÇÃO A 3% - usada em massagens

Para 1 colher de sopa do veículo líquido (óleo vegetal), usar 6 gotas do óleo essencial

Para 50 ml ou 50 g do veículo, usar 30 gotas do óleo essencial

Para 100 ml ou 100 g do veículo, usar 60 gotas do óleo essencial

Para quantidades maiores, calcular de forma proporcional.

DILUIÇÃO A 5% - usada em massagens, em casos de dores e inflamações agudas

Para 1 colher de sopa do veículo líquido (óleo vegetal), usar 10 gotas do óleo essencial

Para 50 ml ou 50 g do veículo, usar 50 gotas do óleo essencial

Para 100 ml ou 100 g do veículo, usar 100 gotas do óleo essencial

Para quantidades maiores, calcular de forma proporcional.

PARA USAR EM COMPRESSAS: colocar 5 a 10 gotas em 200 a 400ml de água. Embeber uma tolha pequena ou outro tecido e aplicar sobre o local afetado, pelo tempo mínimo de 20 minutos, pelo menos 2 vezes ao dia.

PARA USAR EM BANHOS: colocar 5 a 10 gotas do óleo essencial na banheira com água e misturar bem.

PARA USAR EM ESCALDA-PÉS: colocar 5 gotas numa bacia com aproximadamente 6 a 8 litros de água em temperatura morna para quente. Misturar bem e mergulhar os pés por 15-20 minutos.

PARA USO EM INALAÇÃO: Pode-se fazer a inalação direta e a inalação indireta.

A Inalação Direta pode ser feita em vaporizador de ambiente (6 – 12 gotas de óleo essencial), em inalador de máscara (1 – 4 gotas de óleo essencial) ou no lenço (1 – 2 gotas do óleo essencial).

A Inalação Indireta visa trabalhar o psíquico/emocional. A quantidade de óleo essencial a ser utilizada vai depender do tipo de óleo e do tamanho do ambiente em que será utilizado. Pode ser feita utilizando-se um aromatizador de ambiente ou um vaporizador ( 6 – 12 gotas de óleo essencial, ou 8 – 16 gotas de óleo essencial, para grandes espaços, ou também no colar aromático (1 – 2 gotas no orifício).

Se preferir, pode usar uma panela com água quente ( 2 – 4 gotas de óleo essencial), tendo o cuidado de cobrir com uma tolha a cabeça e a panela, para que não se perca o óleo na evaporação.

Pode-se optar também pelo uso em borrifador ou no difusor:

para uso no borrifador, diluir em álcool de cereais na concentração de 3% a 5%,  o que equivale a usar de 6 gotas a 100 gotas para 100ml de álcool de cereais;

no difusor: usar de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente.

CONSERVAÇÃO

*Os óleos essenciais devem ser acondicionados em frasco de vidro âmbar, para evitar a ação oxidante da luz.

*O frasco deve ser mantido bem fechado e protegido do calor e da luz solar direta.

* Mantenha o produto longe do alcance de crianças e de animais domésticos

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:HORTELÃ PIMENTA (Mentha piperita)
Sua Classificação